quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Termogênico - Perigo ao coração







Muitas pessoas, pelas baixas temperaturas, abrem mão da prática de exercícios físicos nas academias e praças públicas. Com isso, na hora em que o verão se aproxima, muitas correm para buscar o tempo perdido e passam dos limites.

No entanto, não há milagres e a fórmula do emagrecimento já é bastante conhecida: exercícios físicos regulares + alimentação saudável. Com preguiça e falta de vontade para reduzir o cardápio diário, as pessoas usam o termogênico, um produto que contém um conjunto de ingredientes que agem em sinergia para melhores resultados. Em resumo, a ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.

Porém, o que muitos não sabem, é que esses suplementos podem fazer mal a saúde do coração. Segundo o cardiologista Américo Tângari Jr., do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, “a principal característica dos termogênicos é provocar o aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo. O organismo, ao tentar diminuir o calor, gasta mais energia. Como consequência, pode haver aceleração dos batimentos cardíacos, pressão alta, insônia, perda total de apetite, irritação e tremor”, salienta.

Com esse risco, a dica é trocar os termogênicos por alimentos saudáveis como gengibre, chá verde e canel, que tem as mesmas propriedades do termogênico e não prejudicar o funcionamento do organismo, caso consumidos com moderação. “Não existe milagre. Acostumar o coração, pulmão e aparelho locomotor à atividade física é um trabalho gradativo e constante”, recomenda Américo Tângari Jr.

Fique atento(a) a algumas dicas e, na dúvida, procure um profissional qualificado.

 - Exercícios físicos não devem causar dor e nem cansaço excessivo. Se ocorrer, melhor interromper a atividade e procurar acompanhamento profissional;
 - Nunca utilize medicamentos sem orientação. A perda de sódio e potássio, por exemplo, comum em pessoas que fazem uso de diuréticos, se torna perigosa durante a atividade física intensa. Pode causar arritmias cardíacas perigosas.
 - Atividades ao ar livre trazem como benefício uma melhor absorção do cálcio pelo organismo. Prefira o período da manhã, quando os raios solares são menos nocivos para a pele;
 - Hidratação é fundamental. Dê preferência à água!
 - Consuma alimentos saudáveis e mais leves antes do exercício. Eles serão responsáveis por garantir energia para a prática das atividades.

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