segunda-feira, 1 de julho de 2013

Principais dúvidas sobre a retirada do siso – Mitos e Verdades






Dentes do siso precisam ser avaliados. Cirurgia é a maneira eficaz de acabar com o mal

É difícil que uma pessoa não conheça outra que tenha feito uma cirurgia de dente do siso. O procedimento é cada vez mais comum. No entanto, em alguns casos, o medo acaba atacando as pessoas que desconheces muitas verdades sobre esses, que são os últimos dentes a nascerem.

Segundo o dentista Dr. Henrique Taniguchi, do Centro de Cirurgia Oral (CCO), o principal é consultar um especialista, pois todo caso tem suas peculiaridades. “A remoção dos sisos tem suas devidas indicações, se for necessário removê-los, é melhor fazer do que ter comprometimentos futuros. O procedimento é tranquilo, feito com anestesia local e o paciente não sente dor alguma”, explica.

Vamos há alguns mitos e verdades sobre o dente do siso. Tire suas dúvidas e tenha uma saúde bocal avançada

O siso não deve ser tirado na adolescência.

Mito – A idade ideal depende da forma de quão rápido nascem os dentes. Em alguns ele cresce primeiro e, em outros, demora um pouco mais.

O siso pode atrapalhar tratamentos ortodônticos.

Verdade – Dependendo da posição, eles podem atrapalhar o tratamento ortodôntico.  O importante é fazer uma avaliação do caso com um ortodontista ou cirurgião bucomaxilo para saber qual conduta deve ser seguida.

Podem ser retirados os 4 sisos de uma única vez.

Verdade – Os procedimentos são feitos de maneira separada, cada qual, com sua especificidade. Se todos os dentes estiverem em boa posição, os quatro podem ser retirados de uma só vez. O que pode acontecer é um procedimento demorar um pouco. Nesses casos, o paciente vai cansar de manter a boca aberta e o indicado é fazer cada qual em seu tempo.

Veja informações importantes sobre os dentes do siso e a cirurgia de retirada


A cirurgia é muito demorada.

Depende – Como já mencionamos, vai depender de como está posicionado o dente. Cada extração vai demorar um tempo variado, podendo ser maior ou menor.

Deve-se deixar as raízes dos sisos.

Mito – As raízes não devem ser deixadas no dente. Em alguns casos, elas podem acarretar em infecções.

Depois da extração do siso preciso fazer repouso.

Verdade - Por ser um procedimento cirúrgico, é recomendado ao paciente um repouso mais absoluto nos primeiros 3 dias, depois a rotina pode ser reestabelecida.

Se a cirurgia for bem feita, não inchará.

Mito – O inchaço é comum. Quanto mais o dente estiver mal posicionado, maior o inchaço.

É normal após a extração, não conseguir abrir a boca totalmente.

Depende –  Quando a cirurgia é mais invasiva, o paciente pode ter um trismo, ou seja, uma contratura dolorosa da musculatura da mandíbula, que normalmente volta ao normal após uma semana da cirurgia.

Não devo passar a escova na região operada logo após a cirurgia.

Verdade -  O correto é escovar os dentes normalmente menos na região onde foi realizada a cirurgia e complementar a higienização com uso do enxaguante oral.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!