quarta-feira, 19 de junho de 2013

Aeróbico e musculação – atividades que se complementam





Aumente a força e a resistência mesclando atividades eficazes


Na década de 70, uma enorme ênfase foi dada aos exercícios aeróbicos. Naquela época ninguém imaginava que a prática podia ser acrescida de exercícios de força. Todavia, o quadro mudou e hoje já é possível mesclar os dois tipos de atividade.

Com a evolução dos conceitos da fisiologia do exercício, aeróbica e musculação começaram a se complementar. Na realidade, quem pratica musculação sabe da necessidade de contemplar também seu condicionamento aeróbico com exercícios de resistência, assim como os programas de treinamento aeróbico sempre são associados ao fortalecimento muscular.

A grande verdade é que, antes, ou se era forte, ou se tinha resistência. Hoje é possível uma pessoa ser grande e também veloz, magra, todavia forte e resistente.

Este tema foi abordado no recente congresso anual do Colégio Americano de Medicina Esportiva em Indianápolis. Os debates chegaram a seguinte conclusão:

- Programas de exercícios concorrentes (força e resistência) são mais eficazes para melhora de resistência do que o exercício aeróbico isolado.

- Exercícios concorrentes são mais eficazes para hipertrofia do que o exercício de força. As evidências apontadas são cientificamente embasadas em estudos detalhados de expressão gênica de fatores responsáveis pelos respectivos efeitos, tornando as conclusões extremamente convincentes.

Parece que estamos verdadeiramente mudando paradigmas! Hoje, o treinamento funcional é uma realidade nas academias. Com ele, as pessoas podem melhorar as tarefas do dia-a-adia. O funcional é uma espécie de treino que uno a atividade a aeróbica e as de força. E vem dando muito certo. Portanto, se você vai a uma academia, não fique apenas nas máquinas e pegando peso. Também não fique só correndo ou caminhando na esteira. Todo organismo tem seus limites e as aulas nas academia precisam aumentar os limites do ser humano e não evidenciá-los nas pessoas.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!