quarta-feira, 19 de junho de 2013

Aprenda a combater o colesterol







Muitos são os brasileiros que sofrem com o colesterol. A doença afeta milhares de pessoas, que travam uma batalha diária. É por isso que o Proporção de Vida lhe traz informações importantes. Vamos a elas.

O que é o colesterol?

Colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos.

Atualmente, existem dos tipos de colesterol

Colesterol LDL: lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins ou LDL): acredita-se que são a classe maléfica ao ser humano, por serem capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos.

Colesterol HDL: lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteins ou HDL): acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arterosclerótico).

Esses dois colesteróis são conhecidos popularmente como bom e ruim. Ambos são lipo-proteínas transportadoras do colesterol, um tipo de gordura importante para o funcionamento do organismo. O LDL caracteriza-se por levar os nutrientes para os órgãos do corpo e o HDL leva para o fígado, para ser metabolizado. No primeiro caso, pode acontecer a diminuição dos vasos sanguíneos, o que pode acarretar em entupimentos. O LDL é o ruim e o HDL o bom.

O que também é fundamental é o equilíbrio entre o ômega 3 e o 6, para diminuir o risco cardiovascular, pois as substâncias participam de diversas reações inflamatórias e interferem na agregação plaquetária

No cardápio, reflete a diminuição no consumo de alimentos industrializados. Eles podem ser práticos e saborosos, porém, não são nutritivos. Aprenda a consumir o azeite de oliva extra-virgem, os peixes e as oleaginosas. Uma carinha mal passada, é deliciosa, mas as que tem maior tempo de churrasqueira prejudicam menos a saúde.

Receba por e-mail