segunda-feira, 15 de abril de 2013

O que um corredor deve comer





Veja a alimentação adequada para atletas de ponta e saiba como melhorar seus resultados com esse texto do Proporção de Vida


Todos os atletas pensam nos treinos e na dedicação que devem ter para vencer seus limites. E muitas vezes, se esquecem da comida, que é tão fundamental para o planejamento do atleta quanto os próprios exercícios.

Por isso, veja a categoria de alimentos e o que eles representam.

Calorias: As corridas aumentam o gasto calórico de um atleta. Por isso, a alimentação deve ser balanceada. A necessidade calórica depende, diretamente, da genética, sexo, idade, peso, composição corporal e rotina de treino.

Caso os treinos sejam levados a sério, o atleta precisa consultar um nutricionista, tirar medidas e saber como deve se alimentar.

Carboidratos.


Eles são fundamentais para os corredores, pois melhoram o desempenho na corrida. Os carboidratos melhoram o rendimento dos atletas, retardam a fadiga, permitem a queima de gordura e protegem contra a queda de humildade.

Proteínas


As proteínas fornecem aminoácidos ao organismo participando, dentre outras funções, da construção e manutenção dos tecidos do corpo, da formação de enzimas, hormônios e anticorpos e da regulação de processos metabólicos.

Gorduras

As gorduras protegem órgãos vitais, são isolantes térmicos, entre outras funções. Os ácidos graxos essenciais são:

Ômega 3: sementes de linhaça, salmão, sardinha
Ômega 6: óleo de milho, óleo de soja e óleo de girassol

Hidratação

A desidratação prejudica o desempenho. Ela deve ser motivo de atenção, pois atleta que não se hidrata, tem maior desgaste.



Alimentos especiais.



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