segunda-feira, 15 de abril de 2013

Como deve ser o treinamento de corrida para crianças e adolescentes





Veja como treinar os jovens e transformá-los em possível atletas de ponta


Os pais são os reflexos dos filhos. E isso vale também para as corridas. Quando os pais começam a levar suas crianças para a corrida, é sinal de que elas podem, também, pegar gosto pela prática de exercícios. No entanto, cuidados devem ser tomados. Saiba qual deles em matéria do Proporção de Vida.

Quando o assunto são as crianças, desenvolver hábitos é a grande tendência. Estimular a corrida é importante por que as crianças já vão ficar mais saudáveis desde jovens, evitando doenças muito comuns no Brasil. Vocês já ouviram falar que as crianças aprendem a correr antes de caminhar? Pois isso pode ser um sinal.

Comece a mostrar os benefícios da corrida, como a melhora no condicionamento, a manutenção do peso e a prevenção de doenças. Faça as crianças escolherem a corrida e não force nada. Se a corrida for imposição, a criança ficará cada vez mais afastada dela.

Veja as dicas para cada faixa etária:

De 3 a 6 anos: nesta fase, os membros estão terminando sua formação. Devem ser explorados movimentos de todas as formas, de uma maneira livre e lúdica.

De 7 a 10 anos: é a melhor fase para desenvolvimento das habilidades motoras. O treinamento deve ser incorporado de atividades de noção espacial, equilíbrio, ritmo e flexibilidade.

De 11 a 12 anos: É preciso trabalhar a técnica das competições e estimular as crianças a conquistarem objetivos previamente traçados. Começa a plena evolução.

De 12 a 14 anos: Os resultados deve começar a aparecer e , os treinos, serem intensificados. Pense em inscrever a criança em provas de 2 a 3km.

De 15 a 18 anos: É preciso definir o direcionamento do treinamento e intensificar o ritmo. O atleta precisa ser preparado para ter maior resistência e aprimorar a respiração durante competições.

Acima de 18 anos: Veja que atleta foi formado e intensifique o treinamento. Agora é hora de levar a corrida a sério, definitivamente, ou então, treinar apenas para manter a forma e de maneira amadora.

Mesmo para atletas, a dica é usar a corrida para se divertir. Não exija muito de seus filhos. Lembre-se sempre. Dê motivos para ele gostar da corrida, você já parte na metade do caminho.

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