sábado, 2 de março de 2013

Tudo sobre a Vitamina C





Saiba para que serve a vitamina C e melhor sua saúde


O ácido ascórbico ou vitamina C é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes.

Favorece a formação dos dentes e ossos; ajuda a resistir às doenças; previne gripes, fraqueza muscular e infecções; ajuda, sem dúvida, no tratamento do escorbuto; ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas suprarrenais e protege os vasos sanguíneos.


A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.

A carência desta vitamina provoca a avitaminose designada por escorbuto.

A vitamina C tornou-se popular em virtude do seu papel como antioxidante, com potencial de oferecer proteão contra algumas doenças e contra os aspectos degenerativos do envelhecimento.

Entretanto o excesso de vitamina C pode causar efeitos colaterais, como náuseas e a diarreia.

A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas e cítrica, e a melhor maneira de se obter a quantidade necessária é por meio de uma alimentação saudável e rica em vitamina C.

Alguns alimentos ricos em vitamina C são: morango, mamão, kiwi, laranja, melão, brócolis, couve, ervilha, batata, abacaxi, acerola, agrião, alface, goiaba, limão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, caju.

A vitamina C também está presente em certos cortes de carne, especialmente no fígado.



Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!