quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dormir bem faz parte do treino





Muitos atletas se preocupam com a alimentação e os treinos. No entanto, o sono também é muito importante para bons resultados 

Você malha, tem uma vida bastante ativa. Se alimenta bem, com refeições balanceadas e com uma vasta gama de nutrientes. Pois bem. Tanta agitação precisa de um tempo para baixar. Melhor. O corpo que está com você o dia todo, precisa de tempo para absorver seu estilo de vida e transformar tudo em energia para o dia seguinte. E o fechamento para balanço acontece enquanto você dorme. É no sono que tudo é ajustado. Se dormir mal, acorda com o organismo bagunçado. Se dormir bem, acorda disposto. 

Acesse a fã page do Motores em Movimento, curta e saiba dessa e de muitas outras dicas de saúde.

Pesquisas não oficiais apontam que o sono é relacionado diretamente aos níveis de estresse. Quanto melhor você dorme, melhor os seus níveis. Alguém que não dorme é um candidato ao estresse, e em casos mais agudos, a depressão. 

Veja então, dicas de como deve ser o sono de atletas. 

Duração do Sono: Como o atleta exige mais do seu organismo, deve dormir mais. Uma pessoa comum, precisa dormir cerca de 8 horas por dia. Em se tratando de um atleta, os tempos podem variar de 9 a 10 horas de sono. 

Necessidade de dormir bem: Sono e resistência são parceiros. Quanto menos você dorme, menor a sua resistência. Pensando nisso, dê mais horas de folga a seu corpo. Relógio Biológico: Você pode não achar, mas para o seu organismo, o relógio é fundamental. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário. Seu organismo irá se preparar para o sono e despertar com maior disposição. Relógio Biológico em dia é muito bom. 

Energéticos: Muitas bebidas e alimentos são energéticos. Evite todos os energéticos, cafés, bebidas alcoólicas, práticas de exercícios físicos e reuniões antes de dormir. 

Veja uma reportagem com alimentos que aumentam a performance dos atletas.

E o clima: Na hora de dormir, o ideal é o escuro e o silêncio. Muitos gostam de dormir ouvindo música. Isso pode ser bom para sedentários que dormem depois do almoço, mas, não para você, atleta. Durma tranquilo, em um ambiente confortável, bem arejado e, principalmente, silencioso. 

Essas dicas foram muito boas. Com elas, você já terá mais atenção com o seu sono. Ainda existem excelentes posições que relaxam seu corpo antes do sono, sem comprometer articulações e coluna. Veja no em outro post do Proporção de Vida, acessando o link.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!