sábado, 22 de dezembro de 2012

Desvendando a Erva de São João





 
Propriedades da Erva de São João atuam como laxante, vermífugo, cicatrizante, anti-inflamatório, antisséptico e analgésico.




A Erva de São João ou hipericão ( hypericum perforatum), é uma planta que costuma ser prescrita em cápsulas de 100mg a 300mg, como um antidepressivo e/ou calmante natural.

Em alguns países da Europa, como na Alemanha, é mais prescrita contra a distimia e depressão clínica leve ou moderada do que a fluoxetina (antidepressivo químico mais usado mundialmente) – até dez vezes mais.

Pelos seus benefícios bastante comprovados e por não induzir dependência químiaca, tem sido frequentemente indicada com medicamento de transição na descontinuação de fármacos. Também é medicamento de primeira escolha em muitos quadros clínicos. 



Seu uso, nessas circunstâncias, permite prevenir ou, quando necessário, curar a drogadição medicamentosa.


A erva também estimula as funções do fígado e da vesícula biliar, abre o apetite, ajuda a normalizar o ciclo menstrual, é eficaz contra dismenorreioa e ajuda conta vitiligo.

 

Propriedades da Erva de São João atuam como laxante, vermífugo, cicatrizante, anti-inflamatório, antisséptico e analgésico.

Dicas da vovó: A utilização da erva de São João não deve ser feita sem orientação médica, especial em associação com outros medicamentos.

Onde comprar?

Pode ser encontrada para a venda em farmácias de manipulação, fábricas de fitoterápicos, (ex:Herbarium (r)) ou em casas de produtos naturais, nesse último local sendo geralmente vendida em pó.

Pelos seus benefícios bastante comprovados e por não induzir dependência química medicamentosa, tem sido freqüentemente indicado como medicamento de transição na descontinuação de fármacos como, por exemplo, clozapina, fluoxetina, olanzapina, entre outros. Também é medicamento de primeira escolha em muitos quadros clínicos. Seu uso, nessas circustâncias, permite prevenir ou, quando necessário, curar a drogadição medicamentosa.

  
Contraindicações.

Há informações de que pode diminuir a eficácia de anticoncepcionais e remédios de AIDS, dentre outros.

Receba por e-mail