quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dietas para o verão




Ao final de Setembro, muitas pessoas começam a pensar em como estará seu corpo para o verão. É a partir de então que se constata que alguns quilinhos estão sobrando. O problema é que com o pouco tempo que resta, muitos dedicam-se a dietas sem precedentes, que ao invés de auxiliarem, prejudicam o organismo e podem, inclusive, causar doenças.
Foi pensando nesse tema que o Proporção de Vida traz a entrevista de Ana Carolina Abreu, Nutricionista, que fala sobre o perigo das dietas rápidas
Primeiramente, é necessário identificar o porquê que muitos pessoas se sujeitam a dietas drásticas. Ana Carolina explica:
“As pessoas tentam recuperar o tempo perdido. Engordam meses e querem perder em poucas semanas. No entanto, sempre que passamos por um processo desses, nosso metabolismo sofre alterações”
Todo extremismo é sinônimo de alerta. As pessoas não podem passar fome ou ficar em jejum para perderem peso. O processo precisa de acompanhamento profissional e balanceamento de itens, para que uma dieta seja criada, especificamente, levando em consideração as características do indivíduo, e escolhendo os melhores alimentos que serão acrescidos ao cardápio semanal.
Quando uma pessoa faz jejum ou passa fome, a tendência é que ela engorde ainda mais depois que parar com a “dieta”.
Segundo Ana Carolina, a orientação é sempre importante. “Cortar calorias indiscriminadamente nunca é aconselhável. Toda vez que a gente faz jejum prolongado ou fica mais de 3 horas sem se alimentar, produzimos o hormônio cortisol, que causa stress e ganho de gordura abdominal”.
E nada pior do que engordar e ainda ficar estressado.
O que as pessoas precisam saber, é que uma dieta feita de forma adequada, pode perfeitamente fazer o verão ser o melhor possível, com a aceitação do corpo e a mente tranquila, elevando também a autoestima.
Ana Carolina dá dicas:
“Em três meses, o café da manhã com sucos devem ser indispensáveis. Adicionar couve nos sucos também é importante. A fonte de proteína boa é adequada, como o ovo com pão integral, seja cozido ou no omelete. Acrescentar a salada no jantar e usar azeite de oliva sempre ajuda”.
Para quem, além de pensar na perda de peso já se preocupa com o bronzeado, um item é fundamental na base alimentar. “A ingestão de cenoura também é indicada, pois ela ajuda na obtenção de cor para todas as pessoas que queiram pegar um bronze”, indica a Nutricionista.
Independente dos quilos a serem perdidos, do tempo para essa tarefa e do biótipo físico de cada pessoa. A dica correta é sempre procurar um profissional qualificado e de confiança, para ele lhe indicar os melhores caminhos. O Proporção de Vida é um blog informativo, que não tem autonomia para lhe dizer o que é certo ou errado. Bom verão a todos.

Receba por e-mail