segunda-feira, 9 de maio de 2011

Tudo sobre LER ( Lesão por esforço repetitivo )



Muitas pessoas aprenderam no último século uma palavrinha nova. A tal da LER – Lesão por esforço repetitivo. Tal mal aparece pela seqüência de movimentos semelhantes. O computador e o sedentarismo dos dias atuais agravaram ainda mais esse mal. Pensando nisso o Proporção de Vida encontrou no G1, na página do programa bem estar, um texto muito legal a qual baseamos a postagem a seguir.

Acesse a fã page do Proporção de Vida, curta e saiba o que de melhor existe na medicina e cuidados com a saúde.

Dentre os sintomas da ler, destacam-se dores em locais específicos como articulações e outras, dificuldades de movimentação e formigamento nos dedos. “A LER não é uma doença propriamente dita, mas engloba todos os problemas nos ossos e nos músculos que tenham origem em atividades repetitivas. Normalmente, o mal está ligado ao trabalho, mas isso não é uma regra”, explica o G1.

Quem esclareceu o assunto foi a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo e o preparador físico José Rubens D’Elia, consultor do programa Bem Estar.

A LER em muitos casos é tida como um mal do trabalho. No entanto, em casa, posturas ao sentar a mesa e outros afazeres podem lhe ajudar a sentir os primeiros sintomas. Seja no sofá ou na cadeira da cozinha, a postura é fundamental. É preciso atentar para as posições ao varrer, ao lavar o carro, ao tirar poeira etc. Os tipos mais comuns ainda são encontrados nas pessoas que trabalham direto com o computador.

Veja também uma reportagem especial sobre doenças pulmonares e os principais cuidados com prevení-las.

No entanto, a LER se desdobra em vários outros nomes. “A mais comum é a tendinite, que é uma inflamação nos tendões. Outras recorrentes são a síndrome do túnel do carpo, a tendinite de Quervain, o dedo em gatilho e o cotovelo de tenista”, conta o G1.

Quanto aos cuidados contra a LER, é preciso fazer pausas durante qualquer atividade e saber respeitar os limites do corpo; a altura e a posição dos aparelhos deve estar adaptada à pessoa; deve-se ter atenção com a postura.

Veja também uma reportagem sobre o Lupus, doenças que ataca a cantora Lady Gaga e saiba como prevenir esse mal.

Uma dica interessante é sobre a posição do monitor. Ele deve estar sempre à altura dos olhos, para evitar que a pessoa abaixe a cabeça e force o pescoço. Para usar o teclado e o mouse, o ideal é que o cotovelo faça ângulo de 90 graus. Quanto aos baixinhos, nunca sente por muito tempo em uma cadeira que não lhe permita por os pés no chão. Isso pode acarretar em intensas dores nas costas. Os dois pés precisam estar firmes do chão.

Maria Cândida ainda alertou quanto aos Laptops, muito comuns nos dias de hoje. Eles permitem que você viagem dentro de sua casa e o transporte pra a sala, quarto. Vale lembrar então que a melhor posição é coloca-lo sobre a mesa. Em caso de você o deixar no colo, deve levanta-lo um pouco para que o monitor fique na altura dos olhos e a pessoa ainda precisa ficar atenta para a posição de sua coluna, bem com se seus pés estão bem encostados no chão.




Uma outra dica que não foi passado nessa data pelo Bem Estar e que o Proporção de Vida deixa registrado aqui é o tempo que você dedica diariamente a sua saúde. Ninguém trabalha a ponto de não ter uma hora para si mesmo. Largue de uma vez a preguiça e faça caminhadas diárias para espantar toda essa LER de você. Calcule intervalos regulares no trabalho para alongamentos e não abandone os exercícios. O seu organismo vai agradecer com certeza. Cuidar da alimentação também é muito importante. Quanto mais sedentário você se tornar, mais preguiça terá para exercícios e hábitos saudáveis. Mãos a obra e pernas ao sol. Caminhar ou correr é diariamente é a dica do Proporção de Vida.

Gostou da leitura? Indique temas de seu interesse e deixe comentários para a gente.

Vídeos sobre ler.




Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!