terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

As dúvidas mais frequentes dos corredores





Todo atleta iniciante tem várias dúvidas e é com esse post do Proporção de Vida que vamos tentar tirá-las


Quando procuramos executar uma tarefa nova, geralmente temos dúvidas. E é pesquisando  e estudando que chegamos a novos conhecimentos. Por isso, o Proporção de Vida lhe traz o quinto capítulo do livro Corra, para que você tire as principais dúvidas.


E melhor treinar na esteira ou na rua?

Ambos tem prós e também contras. O perfil do praticante da corrida é que vai ser fundamental. Na esteira, você controla a velocidade de corrida facilmente, o que não ocorre muito nas ruas. Na esteira, a corrida é mais objetiva e segura, com controle de temperatura e umidade. Já nas ruas, o grande benefício é você simular melhor as condições de prova.





É indicado ouvir música ao correr?

Música é muito importante. Ela pode ritmar a corrida e estimular o atleta a continuar com as metas. Só em alguns casos, é preciso abrir mão desse conforto.

Treinos de intensidade: pode tirar a concentração.
Treino de técnica: Você precisa prestar atenção apenas em você mesmo. Suspenda a música.
Corridas de rua: Se você pretende ser profissional, está cortado o som.

Dicas de sites para baixar boas músicas estimulantes de corrida.


Veja também uma tabela sobre a música e a batida certa para o treino.



O que é melhor: correr sozinho ou em grupo?

O grande segredo do sucesso na prática de corrida é praticá-la com prazer. Não existe um conceito pronto sobre correr sozinho ou acompanhado. Se você prefere correr com amigos, monte seu grupo. Se não, vá sozinho. O que achar melhor é o correto.

Saiba que em grupo, as pessoas tem limites diferentes e você tem que focar no seu planejamento de treino.

Qual o tempo que devo correr e em que frequência?

O treinamento depende da meta do atleta. Se ele é profissional, com certeza, vai precisar treinar mais que as outras pessoas. Muitos criticam os treinos pequenos, de 20 a 30 minutos. Mas se a pessoa só tem esse tempo, aos poucos, pode ter grandes resultados.

O grande segredo e estabelecer seus limites com uma avaliação física e ir começando com o condicionamento. Não demore muito e nem vá com pressa demais. É preciso repetir as corridas e analisar a técnica com que se corre, com a postura e a respiração.

Uso do Frequencímetro ?



Devo respirar pela boca ou pelo nariz?

O ideal é usar ambos. O nariz disponibiliza ao pulmão um ar mais aquecido e puro. No entanto, busque um método confortável pra você. Usar os dois é bom.

Qual deve ser o tempo de descanso?

O descanso é fundamental para lhe injetar novos estímulos. É por isso que vamos falar mais sobre isso logo adiante.

É importante fazer alongamento? Antes ou depois do treino?

O alongamento prolongado, sozinho, não é indicado pra corredores. O legal é fazer um aquecimento progressivo, mesclando movimentos e alongamentos leves. Aos poucos, vá aumentando a carga até se sentir totalmente aquecido.

Como devo utilizar bebidas esportivas e suplementos?

Os suplementos só devem ser consumidos depois de corridas de mais de uma hora. Mesmo assim, o indicado é ir a um médico e ver os níveis de perdas de sais do seu corpo. O médico vai lhe indicar com o que repor as perdas.

Qual a roupa mais indicada?

A roupa mais indicada é aquela que lhe passa conforto. Shorts curtos e largos são legais, pois aumentam a flexibilidade. 



Para os profissionais, o tecido também é fundamental. É preciso escolher o certo para as temporadas do ano. No verão o tecido deve resfriar o corpo e no inverno, deve esquentar. Os mais usados são a poliamida e o poliéster.

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