segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pratos com baixas calorias



Qual o prato mais saudável e menos calórico? Como fazer dieta e não enjoar das saladas e grelhados? Essas perguntas são feitas diariamente por muitas pessoas. Na verdade, comer bem com poucas calorias é um grande desafio. Ainda assim, o valor calórico não é a única coisa a ser levada em conta. Os alimentos possuem ainda vitaminas que de acordo com os diferentes tipos de organismo, podem ser tão importantes quanto baixos teores de calorias.

Foi pensando nisso que o Proporção de Vida traz a você um texto sobre diferentes tipos de pratos com baixa caloria, que foram tema de conversas no programa Bem Estar, da TV Globo.

Quem tratou do tema foram o nutrólogo Eric Slywitch e a pediatra Ana Escobar, consultora do programa.

Os pratos trazidos por ambos apresentaram cinco refeições bem nutritivas, que englobam os principais grupos de alimentos: frango com polenta, macarrão à bolonhesa, arroz com peixe, sanduíche de ovo e milho com lentilha.

Na oportunidade o nutrólogo Eric Slywitch, desbancou um mito presente e várias casas brasileiras. A concepção de que carne não engorda e pode ser ingerida a vontade. Segundo ele a pessoa pode ganhar peso, sim, e desenvolver problemas graves de saúde se abusar do consumo. No entanto tais malefícios acontecem em consumos exagerados.

Outra tendência que vem crescendo no Brasil é o número de vegetarianos. Tal opção deve ser muito bem pensada e nesses casos, as refeições devem ser seguidas por um nutricionista, pois a carne tem proteínas muito importantes, e sua ausência no cardápio deve ser suprida por outros ingredientes


Veja uma receita sugerida pelo bem estar com alto valor nutritivo e poucas calorias.


Receita da sardinha escabeche

Ingredientes:
- 25 g de filé de sardinha
- 1/4 de cebola
- 4 fatias de tomate
- 1 colher de sopa de pimentão verde
- 1 colher de sopa de pimentão vermelho
- 1/2 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1/2 dente de alho
- ramos de salsinha
- sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Fazer uma "cama" numa travessa com uma cebola cortada em rodelas. Colocar as sardinhas e cobri-las com os demais ingredientes, finalizando com o óleo e o vinagre. Levar ao forno (coberta com papel alumínio). Deixar por 20 a 30 min.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!