Fonte: G1 / bem Estar
A vovó diz que não pode beber água durante a refeição, pois faz mal. Já a tia, mais moderninha, afirma que isso é mito e que um refresco auxilia na degustação do prato. De fato, em muitos restaurantes profissionais, metres irão afirmar que uma boa pedida completa a refeição das pessoas.
No entanto, o Proporção de Vida foi na internet e achou um texto muito legal no G1. Será que água faz bem ou mal se consumida na hora da refeição.
Para falar sobre o tema, o G1 consultou Alfredo Halpern e a nutricionista Beatriz Botéquio.
Segundo Halpern, a pessoa deve consumir 500 ml de água até 2 horas antes das refeições. “Essa atitude pode até ajudar a emagrecer. Já durante o almoço ou o jantar, é indicado no máximo um copo de líquido daqueles de requeijão, entre 150 e 200 ml”, salienta.
A água é o mais indicado 2 horas antes das refeições, pois sucos industrializados não tem o mesmo potencial dos naturais e os refrigerantes são vilões da balança de muitos brasileiro pelo seu alto teor calórico.
Segundo a doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) Marle Alvarenga, o ideal é ingerir somente um copo de líquido antes da refeição ou ao longo dela, aos pouquinhos, Depois disso, recomenda-se esperar cerca de uma hora para beber algo.
O que acontece com a ingestão demasiada de líquidos é que as pessoas acabam empurrando a comida ao estômago. Com os ingredientes diluídos, o cérebro não reconhece as quantidades que entram pela boca. O que acontece, portanto, é o indivíduo se alimentar exageradamente pela falta de uma sensação de saciedade.
Resumidamente. Tomar um copo de água duas horas antes das refeições é indicado e ajuda seu organismo. Já no meio dela, é prejudicial. O que dá para fazer em harmonia é beber pequenas dozes e goles leves no meio da refeição. Vale lembra que nesse sentido, a escolha da bebida é fundamental, pois refrigerantes concentram muitas calorias e são contra-indicados.
Fique atento:
O tempo médio de uma digestão normal é de duas a três horas até o estômago ficar totalmente vazio. Já o processamento de alimentos pesados, como a carne, é mais lento: leva no mínimo três horas.
Vídeo sobre consumo de água durante o almoço.
Vídeo sobre consumo de água durante o almoço.
Faça seu comentário!