Busca pelo corpo perfeito deve ser constante e objetivos vem com muito
esforço e dedicação
|
Se esse é o seu principal desejo, fique tranqüilo. O Proporção de Vida vai lhe ajudar. Até agora, os textos de Gabriel Zacchi e Leandro Dal Ponte foram fundamentais. Eles lhe ensinaram a sair do sedentarismo e a praticar exercícios físicos e participar do futebolzinho com os amigos sem ocasionar lesões graves.
Agora, é hora de emagrecer. Segundo o Personal Trainer Leandro Dal Ponte, é de fundamental importância começarmos pela diferenciação dos exercícios aeróbicos de exercícios anaeróbicos. Segundo ele, “exercícios aeróbicos são aqueles onde você mantém seus batimentos cardíacos elevados (70-80% do máx.) e constantes. Exercícios que envolvem movimentos rápidos e intensos seguidos de descanso (mesmo que sejam extenuantes) são considerados exercícios anaeróbicos”, salienta.
Nesse sentido, os aeróbicos são mais interessantes para o emagrecimento. Lembre-se sempre, suor não é sinônimo de perda de peso.
Uma das maneiras de maximizar a sua perda de peso é a medir exatamente a INTENSIDADE dos seus treinos. Tem-se por intensidade, o nível de esforço do exercício. “Um exercício não precisa ocasionar dor para estar sendo feito da forma correta. A teoria no pain, no gain não se aplica a queima de gordura”, explica Leandro.
Então fica a dica do Personal. “Para queimar gordura, você deve se exercitar a um nível moderado e confortável. Para se beneficiar ao máximo do exercício, focalize em duração e não em dificuldade”.
QUAL A DURAÇÃO IDEAL DE UM EXERCÍCIO FÍSICO
A duração do exercício também é fator relevante na hora de perder peso. “Vinte minutos é considerado o mínimo para se obter os benefícios da queima de gordura e aumentar o crescimento das enzimas de queima de gordura nos músculos”, comenta Leandro.
Se você vai começar, tente inicialmente 20 minutos e aumente gradualmente. Não se preocupe com a distância percorrida durante o exercício; o tempo que você se exercita é o que importa, e não à distância. Trinta minutos é o suficiente para aumentar o metabolismo do corpo e começar o processo de usar mais gordura como fonte de energia.
QUAL A FREQÜÊNCIA DOS EXERCÍCIOS
O ideal é que os exercícios sejam feitos sempre de 5 a 6 vezes por semana, restando um dia que será destinado ao repouso. A meta com isso, é relaxar mente e corpo para que no futuro, você se sinta estimulado a continuar com as metas.
QUAL HORÁRIO CERTO PARA O EXERCÍCIO!
Se existe hora boa para a academia, é quando a pessoa acorda. Segundo Leandro, “é nessa hora que a quantidade de carboidratos é bastante baixa no organismo já que a última refeição foi na noite do dia anterior”. Como
É exatamente aí que o organismo busca uma maior quantidade de gordura que será utilizada como fonte de energia.
Essa dica vale para exercícios aeróbicos. “Com os anaeróbicos (hipertrofia), você não deve fazê-los sem se alimentar. O objetivo destes é aumentar sua massa muscular para aumentar seu metabolismo” conta Leandro.
A má alimentação em se tratando de exercícios anaeróbicos pode fazer você perder massa muscular.
Na junção de aeróbico com anaeróbico em um curto espaço de tempo e na parte da manha, o “Cafésão” é fundamental, sempre nas devidas proporções, geralmente indicadas por um nutricionista.
Para medir a intensidade correta dos seus treinos, o Proporção de Vida já lhe ensinou em um outro post. Outros textos como a prática correta do futebol de final de semana e o combate ao sedentarismo também já estão no blog.
Se você gostou do post, deixe seu comentário abaixo e indique temas de seu interesse para novas reportagens do Proporção de Vida.
Faça seu comentário!