quinta-feira, 11 de abril de 2013

Faça da bicicleta uma aliada





Veja os benefícios da bicicleta no condicionamento físico e na prática relaxante de exercícios


Percorrer trajetos com a bicicleta é uma atividade prazerosa e relaxante. Mas ela não serve somente para o lazer. O que muitos não se dão conta, é que a bike pode ser a principal aliada para a saúde e prática regular de exercícios.

Pedalar precisa, cada vez mais, ser assimilado como um hábito. E, ainda, precisa ser incentivado aos jovens. Uma criança deve crescer sabendo que pode ir à escola e a casa do amigo de bicicleta. Mais tarde, ela poderá ir para o trabalho, ao supermercado. O grande conceito já é se deslocar com a bicicleta ao invés do carro, diminuindo a poluição e aumentando a saúde.

E para aqueles que gostam bastante da bike, ela ainda pode servir como fator de prevenção há algumas doenças, como cardíacas coronárias, diabetes e hipertensão. Além desses fatores, ela contribui para a saúde mental e emocional, combatendo a depressão, ansiedade e até o estresse.

Para iniciar a prática, o primeiro passo é a escolha da bicicleta, pois, se ela for desconfortável, logo fará a pessoa desistir da pedalada. Devem ser levados em consideração o peso, altura e exigências do indivíduo.

A segurança é fundamental também. Recomendam-se luvas de borracha, óculos e capacete. Para os que pedalam a noite, é necessário usar faixas reflexivas nos braços e implantar faróis dianteiros e traseiros na bike.

Quanto à vestimenta, aconselha-se a utilização de roupas claras, que absorvem menos calor. Existem ainda marcas especializadas. No entanto, o esporte pode ficar caro. O segredo é usar materiais que colam no corpo e mantém os movimentos bastante livres. Pedale sempre com o tênis, mantendo o cadarço para dentro.

“Dicas: A altura do banco deve ficar, aproximadamente, a quatro dedos do quadril, com a pessoa em pé. O joelho não pode ficar estendido.”

A indicação é que as pessoas comecem a pedalar em parques, para conhecerem o material que dispõem. À medida que a atividade for deixando o indivíduo relaxado, ele deve buscar maiores percursos. Conhecer novos lugares de bike pode ser muito legal. Evite pedalar na contramão e escolha, sempre, ruas pouco utilizadas. Para percursos longos, leve a câmera. Já pensou poder fotografar lugares pouco visitados e contar suas aventuras para seus amigos? Quando perceber, já tem mais pessoas fazendo o mesmo.

Quando tiver que sair de casa, vá de bike. Vai valer a pena.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!