segunda-feira, 4 de março de 2013

Tudo sobre a vitamina B6





A Piridoxina (vitamina B6) favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas.


É absorvida no intestino delgado, mas diferentemente das outras do complexo não é totalmente excretada pelos rins, ficando retida, principalmente, nos músculos.

Essa vitamina ajuda no metabolismo dos aminoácidos, sendo importante para um crescimento normal e assencial para o metabolismo do triptofano e para a conversão deste em niacina.

Isto mostra a ligação que essas vitaminas têm umas com as outras. A deficiência dessa vitamina é relativamente rara, no entanto, alguns medicamentos como a isoniazida, diminuem as concentrações plasmáticas da piridoxina.

 

Pessoas com quadro alcoólico e grávidas que apresentam pré-eclâmsia ou eclampsia, podem apresentar deficiência dessa vitamina.



Na falta de vitamina B6 podem ocorrer: dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, náusea e nervosismo. O consumo dessa vitamina melhora os sintomas de cansaço e fadiga.

A vitamina B6 liga-se principalmente às proteínas nos alimentos. O piridoxol encontra-se especialmente nas plantas, enquanto que o piridoxal e a piridoxamina são principalmente encontradas nos tecidos animais. A carne de frango e o fígado bovino, suíno e vitela são excelentes fontes de piridoxina.

As boas fontes incluem o presunto e o peixe (atum, truta, arenque e salmão), nozes, amendoins, avelãs, pão, milho e cereais integrais.

Geralmente os vegetais e as frutas são fontes pobres de vitamina B6, embora existam produtos nestas classes alimentares que contêm quantidades consideráveis de piridoxina, tais como os feijões, a couve-flor, o alho, as bananas e as passas.


Certas vitaminas do complexo B atuam em sinergia com a piridoxina. A niacina e a riboflavina são necessárias para a interconversão das formas de vitamina B6.

Doses de 200mg/dia, tanto por via oral como parenteral, podem provocar intoxicações neurológicas, originando sintomas como formigamentos nas mãos e diminuição da audição.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!