quinta-feira, 14 de março de 2013

A mulher no treinamento de corrida





Aprenda os diferentes limites e faça um treino específico, melhorando seus resultados


Historicamente, as mulheres sempre tiveram resultados piores que os dos homens em provas atléticas. No entanto, com o passar dos anos, a distância que era gigantesca vem diminuindo consideravelmente.

Pode-se dizer que o homem começou a se preparar antes. Mas, a partir do ano de 1980, a mulher foi entrando nas corridas e mais que isso, passou a planejar seu programa de treinamento.


A principal questão que difere homens de mulheres é a reprodutiva. Dos 11 aos 14 anos os hormônios femininos são liberados e o corpo passa a sofrer mudanças muito intensas. As meninas começam a ter as curvas alteradas para serem mamães. Ganham mais seios e cochas. Já o homem, com a testosterona, tem um desenvolvimento mais lento. É aí que temos grandes diferenças. A mulher se desenvolve mais rápido, porém, o processo é mais lento. As variáveis mudam com os homens, que desenvolvem menos mas por um período maior.

Homem x Mulheres

O homem, com seu físico, leva vantagem. Eles geralmente são mais altos e tem menor gordura corporal. Isso faz com que suas passadas sejam maiores e mais vigorosas. Mesmo passando a fase da adolescência, a mulher ainda tem muitas oscilações hormonais, o que as faz ficar em desvantagem. (veja quadro abaixo)





Mestruação

A mestruação é um processo que já influencia e muito na vida das mulheres. Quando é aliada da TPM, tem seus sintomas intensificados e atrapalha ainda mais. Os períodos geralmente possuem três fases. (veja quadro abaixo)



O que dá pra concluir é que essa questão é individual, pois toda mulher reage ao período de uma maneira distinta. Quando a mulher se sentir desconfortável, deve conversar sobre isso com o médico e até o instrutor de corrida.

Gravidez

Na gravidez, a atividade física é fundamental. No entanto, vale a velha regrada do excesso. Como tudo em excesso faz mal, a atividade excessiva na gravidez, também. Por isso, fale com o seu médico e ele lhe indicará os cuidados necessários. ( Veja abaixo algumas recomendações de atividades físicas para grávidas)



Osteoporose

A corrida auxilia e muito na absorção de cálcio, que se estiver em falta, é um dos motivadores da osteoporose. Esse problema costuma aparecer com mais frequência em mulheres na pós-menopausa. Corridas leves, musculação e caminha são os mais indicados. Cada caso deve ser avaliado por um profissional qualificado.

Seios grandes

Muitas mulheres reclamam da movimentação dos seios na hora de treinar. No entanto, mesmo se eles forem grandes, não atrapalham o treino. A vestimenta adequada vai fazer com que elas sintam conforto mesmo em movimentos intensos. O que pode ser um alerta são as dores nas costas. Seios muito grandes para mulheres com menor estrutura podem acarretar em problemas na coluna. Nesses casos, o médico é o mais indicado.

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