sábado, 23 de fevereiro de 2013

História da Corrida



Saiba tudo sobre a história da corrida no mundo em texto baseado no livro Corra, de Mario Sergio Andrade Silva 






Nem todos sabem, mas atualmente, o corpo humano é mais propício à corrida do que para a caminhada. Isso se deve a musculatura. No entanto a história da corrida começa muito antes e Mario Sergio a divide em etapas. Vamos a elas. 



Acesse o Proporção de Vida, curta, saiba desse e de muitos outros textos sobre saúde.

Fase da Evolução Humana: Estudos apontam que a corrida surgiu com a mutação da espécie humana. O homem passou a ser bípede e logo passou a correr, devido a necessidade de alimentação. Foi caçando que homem deu suas primeiras passadas largas. 

Fase dos Jogos Olímpicos: Olímpia, mais tarde, foi o local dos jogos de competição. As corridas aconteciam de forma religiosa em honra a ZEUS ( pai dos deuses e deusas ). 

Fase dos Jogos Olímpicos Modernos: As provas foram sendo aprimoradas e apareceu, então, a maratona, que persiste até hoje. 

Fase do Boom Running: Em 1970, as corridas passaram a ser conhecidas, definitivamente, em larga escala. Um dos difusores do estilo foi Kenneth Cooper. Foi então que os estudos passaram a ajudar os atletas e os treinamentos começaram a ser mais bem definidos. Do norte, a corrida foi descendo e sendo difundida em toda a América. 


A Corrida no Brasil: O Clube de Cricket do Rio de Janeiro foi o primeiro local a receber corridas no Brasil, por volta de 1880. No Século XIX, registros apontam que a corrida chegava junto com ingleses. Na terra da rainha a prática era muito comum. Foi então que os primeiros clubes ingleses se formaram no Brasil e atingiram mais adeptos. 

O Nascimento da Corpore: Em 1980, A Maratona do Rio de Janeiro começou a estimular a realização de corridas. Ao mesmo tempo, cresceu, também, em São Paulo, a São Silvestre. Foi então, em 82, que um grupo criou a Corpore (Corredores Paulistas Reunidos), que organizava e difundia a realização de corridas no Brasil. 

O boom da corrida no Brasil e no mundo: Com a Corpore trabalhando intensamente, o período de 93 a 98 marcou a história da corrida no Brasil. Foi aí que os atletas começaram a se formar. Nessa etapa, o contexto da corrida foi criado. Começaram a surgir empresas de assessoria esportiva e também a imprensa passou a cobrir e ajudar a difundir os eventos. Em 2005, a corrida passou a estar presente nos programas e, junto com ela, a qualidade de vida. Essa assimilação a saúde a consolidou em todo o planeta. 

E é assim que ela segue até hoje, vinculada a saúde e a qualidade de vida. É por essas razões que a corrida será sempre buscada, difundida e ganhará cada vez mais adeptos. Os recordes de participantes nas provas tente a ser batido ano após ano.

Vá para o segundo capítulo do Livro Corra, de Mario Sergio Andrade Silva e continue sua leitura.

 


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!