quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tudo sobre a pirâmide alimentar




Quem não gostaria de saber quais alimentos ingerir e os horários corretos, para que seus objetivos, seja de engorda como de emagrecimento sejam alcançados? Todo mundo, não é verdade?

E é com essa finalidade, mais especificamente, que existe a Pirâmide Aliementar, que é, basicamente, uma representação gráfica dos alimentos necessários para balancear sua alimentação.


A distribuição dos alimentos surgiu nos Estados Unidos em 1992. 

O objetivo do programa é bastante simples. O indivíduo passa a se alimentar de variados itens, consumindo menos gorduras saturadas e também o colesterol ruim. Prioriza-se então o consumo de frutas, verduras e legumes.

Não só a alimentação a base da pirâmide alimentar, como todas as dietas, devem sempre ser acompanhadas por exercícios físicos regulares. Quem deverá indicar a intensidade de um treino é sempre o profissional qualificado. No entanto, na ausência de um, o indivíduo pode começar com uma caminhada e sempre acompanhar os batimentos de seu coração, conforme explica texto desse mesmo blog.

A medida que o tempo foi passando, notou-se que as diferentes regiões do planeta necessitavam de uma pirâmide diferenciada. Isso porque um alimento que é comum em um país pode ser escasso em outro. Foi então que a pirâmide alimentar começou a sofrer desdobramentos e aumentar seu leque de alimentos em cada classe, de acordo com a necessidade de cada região.


Veja como ocorre a divisão:


Os alimentos foram divididos em 8 grupos e, cada grupo, em porções de alimentos, sendo distribuídos em 4 níveis na pirâmide alimentar.



Foto e descrição retirados do site www.cyberdiet.terra.com.br

Após a diferenciação dos grupos, vale uma ressalva. Nenhum grupo é mais ou menos importante que o outro e mais, nenhuma classe pode ser excluída definitivamente. Isso porque a alimentação precisa ser balanceada. O que deve acontecer é a pessoa consumir mais alimentos de determinadas classes e menos da outra, mas sempre mesclando.

Para saber mais você pode acessar o site CyberDiet, clicando no link. Lá você vai encontrar uma série de itens e suas respectivas calorias, para que possa elaborar sua pirâmide alimentar e viver mais e melhor.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!