terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como emagrecer com saúde




Educadora física dá dicas de ações para o emagrecimento e ensina as pessoas a fazerem o cálculo do IMC, antes de começarem uma dieta

Como Emagrecer? Essa pergunta é feita diariamente por milhões de pessoas. No entanto, emagrecer depende do balanço que há entre o que você ingere e a quantidade de energia que você gasta. Para isso, o conhecimento de si próprio é essencial. Dedicação, vontade e disciplina são fundamentais.
Claudia de Sousa Santos falou sobre o tema com a  Rádio Record e o Proporção de Vida traz os detalhes para vocês.

O que a pessoa precisa fazer para Emagrecer?

CSS: a pessoa precisa entender como está a sua saúde. Perceber as dificuldades que causa o sobrepeso e o risco de doenças cardíacas. Quando a pessoa começa com gordura no abdômen, essa é a hora de uma dieta começar. O risco do doenças cardíacas pelo sobrepeso pode ser medido por uma fita métrica. O normal para homens é que esteja menor que 94cm e para mulheres, menor que 80. Quanto maior forem as medidas, maiores os riscos para doenças cardíacas. É o mesmo que levar a carga de uma Van em um Fusca. Ele vai andar, mais um hora vai falhar. É aí que as pessoas precisam melhorar os hábitos para voltar a uma saúde normal.

E como funciona os casos das pessoas que já são magras e querem emagrecer ainda mais?

CSS: é preciso fazer o cálculo do IMC, ou seja, pegar o peso da pessoa e dividir ele duas vezes pela altura. Se esse valor tiver entre 18 e 25, a pessoa estará em seu peso normal. Se a pessoa já é magra, precisa apenas cuidar de seu peso e fazer exercícios físicos para entrar em forma.

O que é a reeducação alimentar?

CSS: é importante que as pessoas sejam conscientes com a alimentação. Café da manhã, lanche, almoço, café da tarde e comida leve a noite são fundamentais. Isso faz com que o metabolismo se acostume em um ritmo constante. As saladas e as frutas são fundamentais. Na parte da noite, a refeição precisa ser leve e aliada a uma atividade física.
Estudos apontam também que homens perdem peso mais rápido. No entanto, eles também são mais propícios adquirirem peso. A dica é sempre buscar um profissional qualificado e até dois, um nutricionista, para lhe indicar o que comer e um educador físico, para lhe planejar um programa de exercícios que irá servir para o seu emagrecimento.

Veja abaixo alguns vídeos do youtube que falam sobre emagrecimento e lembre sempre, sites servem apenas para informar. A teoria e prática, quem conhece realmente, são os profissionais qualificados. Procure sempre um antes de qualquer atitude. Medicamentos só sob prescrição médica.


Receba por e-mail