terça-feira, 12 de abril de 2011

Tudo sobre o PILATES



Fortalecimento de músculos, alongamento do corpo e aumento na mobilidade são alguns dos benefícios de uma prática que vem aumentando em todo o pais. É o Pilates.
Para falar mais sobre o tema, o Proporção de Vida recorreu ao nosso Personal Trainer Leandro Dal Ponte.


Muitas pessoas passaram a fazer pilates e 

encontraram vários benefícios
Segundo ele, o método Pilates “é um sistema de exercícios realizados de forma suave e agradável, utilizado para condicionamento físico, bem-estar e reabilitação física, principalmente da coluna, postura e articulações”, explica. 

Isso mesmo, o Pilates pode até curar dores nas costas que já se tornaram crônicas. Ele tem como base os  princípios criados  pelo  alemão  Joseph  Pilates  que  alia  a concentração,  respiração  e  fluidos  nos movimentos. Tem como benefício aumentar  a  resistência física e mental, alongamento e maior controle corporal, correção postural, aumento da flexibilidade, tônus e força muscular. Alívio das tensões, estresse e dores crônicas, melhora da coordenação motora, maior mobilidade das articulações, estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue,  facilita a drenagem  linfática e eliminação de toxinas,  fortalecimento dos órgãos  internos.
Aumento da concentração, trabalha a respiração e promove o relaxamento.

O melhor de tudo é que o Pilates não apresenta contra-indicação, podendo ser praticado por qualquer pessoa, em todas as idades.

Geralmente, as aulas são personalizadas e direcionadas para as necessidades, limites e objetivos de cada pessoa. “Podem ser realizados por sedentários, hipertensos, diabéticos, grávidas, para a prevenção e tratamento de doenças do sistema músculo-esquelético, pois não apresenta sobrecarga articular”, conta Leandro.

As aulas são realizadas em dupla ou individual,  apresentam  exercícios  suaves e eficazes, poucas repetições de cada movimento,  grande  repertório de exercícios, aulas únicas, evitando a monotonia.

Uso de aparelhos e acessórios desenvolvidos especialmente para os exercícios, apresentando resultados rápidos  e  duradouros,  construção  de uma  postura  correta  e  natural  e  não há desgaste físico.

A prática de tal método apesar de muito positiva, não e a única opção quando o tema é saúde. Por isso, o Personal Leandro deixa a dica para cuidados também na alimentação.

Cinco porções de frutas e verduras por dia em sua alimentação lhe proporcionam:

- fibras que mantém a regularidade e o bom funcionamento intestinal, e auxiliam
na prevenção do câncer de intestino;
- vitaminas e minerais, fundamentais para as funções vitais e prevenção de doenças;
- antioxidantes contra o envelhecimento precoce;
- muitos nutrientes e poucas calorias;

Vídeo sobre o teatro.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!