quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dieta infantil aumenta níveis de inteligência nas crianças



Quanto mais o tempo avanças, novas pesquisas surgem. É surpreendente o fato de a ciência se reinventar a cada ano e novas constatações serem feitas.

Uma recente novidade diz respeito a alimentação das crianças. Segundo estudos realizados na Universidade de Bristol, no Reino Unido, a alimentação infantil vai influenciar nos níveis de desenvolvimento de inteligência.

Ao todo, 14 mil crianças nascidas entre 1991 e 1992 foram seguidas. O estudo foi se desenvolvendo a partir das respostas dos pais a perguntas sobre a qualidade e freqüência de tipos de alimentos (sólidos e líquidos) na dieta das crianças em certas etapas do seu crescimento: aos três, aos quatro, aos sete e aos oito anos e meio.

E os resultados?

As crianças que até os três anos e meio se alimentavam de Fast Food (alimentos processados e ricos de gordura) revelaram um QI menor em relação aquelas que se alimentavam de uma maneira saudável, desando a quantidade de diversos itens.

Outro dado interessante é que mesmo após trocar de alimentação com a chegada dos quatro anos, os jovens não tiveram seu QI aumentado.

Os pesquisadores acreditam que isso acontece devido à fase rápida de crescimento vivida pelas crianças até pouco mais de três anos. É nesse período que o cérebro mais se desenvolve.

Após chegar a essa primeira constatação, os pesquisadores bem que poderiam agora estipular o cardápio ideal para essa faixa de idade. Em algumas ocasiões é muito estranho pensar que as futuras gerações podem ter uma dieta padrão desde pequenas.

O Proporção de Vida defende o equilíbrio das coisas. Alimentação, corpo e mente precisam está em constante sintonia. Privar as crianças de algumas guloseimas é ser extremista demais. Na vida, tudo se pode dosar.

Levar essa pesquisa a sério é pensar em humanos comendo a mesma ração diariamente, como cães treinando para sabe-se lá o que.

2 comentários:

  1. Acredito que você deveria escolher um lado, pois apresenta um texto como se estivesse apoiando a pesquisa, e logo depois se contradiz fazendo esse comentário infeliz ao final. Diria que levar essa pesquisa à sério é pensar em seres humanos se alimentando adequadamente até porque, a diversidade de alimentos é imensa, sem falar que se pensarmos em alimentação como cães, como você mesmo diz, estamos bem longe, pois não dão qualquer tipo de ração para animais, já para as crianças, damos qualquer coisa, seja carne a base de minhoca ou sabe lá o quê.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo, Obrigado pelo comentário...

    O texto apenas fala da pesquisa, e meu posicionamento é claro. Acho que é muito genérica a classificação entre fast food e outros...

    A pesquisa está muito ampla e vaga. E compartilho da sua ideia de que a alimentação deve ser adequada. No entanto, esse adequada também não restringe quais alimentos ingerir.

    A pesquisa está aí apenas a título de informação. O que penso, é que não existe uma fórmula exata de alimentar as crianças, ou seja, uma receita de bolo. Nós, do blog, sempre indicamos a procura de um especialista, independente do tema e também do amplo consumo de diversos itens. É a nossa proposta que remete ao nome do blog. PROPORÇÃO DE VIDA. Um pouco de cada coisa para uma vida na proporção certa.

    Obrigado pelo retorno. É muito legal repercutir os temas. Sua opinião é muito valiosa. Volte mais vezes ao blog e comente outros textos.

    Att
    Paulo

    ResponderExcluir