segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Como iniciar no futebolzinho de final de semana - Entrevista com Gabriel Zacchi



Futebol é uma boa pedida para movimentação do corpo
Como eu estou parado. A tempos não me movimento mais. Já adquiri mais peso e me sinto cansado em caminhadas curtas. Acho que vou começar a bater uma bolinha no final de semana com os amigos.
Esse pode ser o diagnóstico prático de muitas pessoas, mas o que teoricamente seria um bem, pode trazer malefícios se feito de forma irregular.
Quer começar um futebol uma vez por semana? O Proporção de Vida lhe ajuda a fazer tudo da melhor forma possível. Para isso, recorremos ao nosso Educador Físico Gabriel Zacchi que fala sobre o tema
A principio, Gabriel destaca que o futebolzinho não é a única forma de iniciar a prática de exercícios físicos. Conforme já escrito aqui no blog, a caminhada é o ideal. No entanto, se você quer mesmo o futebol, fique atento.
Segundo Grabriel, muito homens trabalham a semana inteira sem fazer atividade alguma, chega na "pelada" de final de semana, entram em campo e vão jogar. “Isso é problema na certa”, afirma Gabriel, concluindo que “algumas lesões podem ser adquiridas. As mais comuns são as distensões, que é quando a fibra do musculo não resiste ao esforço e estica. Em alguns casos ela pode até romper, o que precisará de mais cuidados e mais tempo de recuperação.

Para evitar essas lesões indesejadas, a dica é aquecimento e alongamento. “O ideal é sempre começar com atividades leves e ir evoluindo nas dificuldades. Fica uma dica: para evitar lesões não faça apenas o futebol de final de semana, mas sim, mais um dia durante a semana de atividade aeróbica (corrida) e outro de musculação”, indica.
O aquecimento pode ser algumas voltas ao redor do campo em velocidade leve de corrida e os alongamentos para pernas são fundamentais antes e ao termino de cada partida.
Outra parte a ser cuidada é a hidratação. Segundo Gabriel, águas ou isotônicos podem ser usados. O segundo, em casos de maior perda de nutrientes. “É sempre bom ter uma garrafinha ao lado para hidratação contínua”, conta.
E o Gatorade?
O Gatorade é uma bebida que repõe muitos itens no organismo, mais que se consumido em excesso pode prejudicar. Esse é mais indicado para quem precisa repor nutrientes e não visa o emagrecimento. Em casos de perda de peso, o melhor mesmo é a água. No entanto, segundo Gabriel, qualquer pessoa pode tomar, exceto diabéticos que devem consultar seu especialista sempre.
Gostou do post e das dicas do Educador Físico Gabriel Zacchi? Deixe seus comentário e dúvidas para mais matérias do Proporção de Vida.

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