sexta-feira, 11 de março de 2011

Tudo sobre doença de Chagas



Uma das doenças mais conhecidas no mundo é a de Chagas. O mau afeta muitas pessoas e o combate tem se intensificado muito nos últimos anos, na prerrogativa de banir tal mal da humanidade.

Acesse a fã page do Proporção de Vida, curta e tenha acesso a várias notícias sobre saúde e qualidade de vida.

Foi pensando nesse problema que o Proporção de Vida lhe buscou informações sobre essa doença. Fique atento.

Segundo informações veiculadas na internet, a doença de Chagas atende também pelos nomes de mal de Chagas ou chaguismo, tripanossomíase americana.

Ela se caracteriza por uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, transmitido por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó,

O nome chagas foi indicado para doença devido a Carlos Chagas, médico que descobriu sua existência por volta de 1902.



Sintomas da doença de Chagas.

Os sintomas podem varia de acordo com os níveis de infecção. No início, eles aparecem apenas como inchaço nos locais de infecção. Com o passar do tempo podem acontecer insuficiência cardíaca dilatada, megaesôfago e megacólon.

Você sabia que uma doença rara pode matar silenciosamente durante o sono? Saiba qual é.

Quando em forma de doença crônica, a Chagas pode ser fatal. Muitos relatos existem quanto a ineficácia da medicação que ainda precisa progredir. Para que o paciente tenha melhora, é preciso diagnosticar a doença muito cedo. Caso ela já esteja na fase crônica, pouco se pode fazer.

Transmissão da Doença de Chagas.

A transmissão acontece pelo mosquito barbeiro. Ele suga a infecção e a transporta para o homem por meio da picada. No homem, a doença age nas fezes e urina. Com isso, o contato de outras pessoas com esses excrementos pode fazer com que a doença se espalhe.

Tratamento e prevenção da Doença de Chagas.

Segundo informações na internet, Na fase inicial aguda, a administração de fármacos como nifurtimox, alopurinol e Benzonidazol curam completamente ou diminuem a probabilidade de cronicidade em mais de 80% dos casos.

A fase crônica é incurável, já que os danos em órgãos como o coração e o sistema nervoso são irreversíveis. Tratamento paliativo pode ser usado.

Veja também uma matéria especial sobre Micoses e seus diferentes tratamentos.

Segundo a DNDi, o mal de Chagas, juntamente com a doença do sono e a leishmaniose, está entre as doenças "extremamente negligenciadas", basicamente em razão da extrema pobreza dos pacientes - que, assim, estão fora do mercado da indústria farmacêutica.

Quanto a prevenção, ainda não foi criada nenhuma vacina e nem dicas de alimentação ou ações que previnam tal mal. O grande dica é sempre levar uma vida saudável e estar atento aos sintomas. Nunca se pode deixar um exame para última hora, pois em algumas doenças, o diagnostico precoce é fundamental para a cura. A Doença de chagas é uma delas.

Gostou do Post do Proporção de Vida? Indique mais temas de seu interesse para novos conteúdos.



Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!