terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Alimentos que engordam




Emagrecimento está ligado a boa alimentação e também a prática
de exercícios físicos
Acho que essa bolachinha é pouco calórica. Se eu comer não vou sair da dieta. Ou será que como aquela fruta. Mas essa fruta acho que é cheia de açúcar.

Muitas são as pessoas que saem da dietas com coisinhas aqui e ali e depois não sabem porque tanto trabalho não teve resultados. Sabe-se que nem toda salada é boa, nem toda bolacha é de centeio e nem todo pão é torrado. Com isso, um alimento, que aparentemente pode parecer ideal, pode lhe dar muitas calorias e lhe tirar totalmente da dieta.

Foi pensando nisso que o Proporção de Vida foi em busca de matérias que falassem sobre os vilões da boa alimentação. Veja um resumo baseado em uma matéria do site click RBS.


As dicas são da nutricionista Clarisse Zanette, de Caxias do Sul, que é mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo ela, não adianta você comer alimentos menos calóricos mas se empanturrar de tais itens. O segredo é comer coisas nutritivas e em baixas quantidades.

Qual a diferença de alimentos Light e Diet?



Os Lights são alimentos com baixo ou reduzido valor energético, geralmente 25% a menos que os convencionais e indicados para a perda de peso.

Os Diet são os que apresentam total exclusão de determinado ingredientes, com isso, indicados para dietas específicas que não tenham ingestão de determinada substância.
Isso reforça que nem sempre um alimento Diet é destinado ao emagrecimento. Por isso, fique atento ao consumo de itens diet, pois eles podem fazer tanto mal e engordar como o convencional.

Clarisse fala:

— Para quem busca emagrecer, o ideal é consumir alimentos light, e se você é diabético, celíaco ou hipertenso opte por alimentos diet — alerta.


Quais frutas engordam?



As frutas são ricas em em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, valiosos aliados no combate ao envelhecimento. Uma boa dieta precisa ter ingestão de frutas pelo menos três vezes por dia.

No entanto. Fique alerta:

— As frutas contêm frutose, um tipo de açúcar que pode aumentar a glicose (açúcar do sangue), levando ao ganho de peso — diz.

Por isso, comer 10 maças não é nada bom para a substituição do café da manha.


E as saladas?

As saladas oferecem ao organismo antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras.

O segredo é saber temperar a salada. Hoje em dia é muito comum utilizar molhos prontos que possuem muita concentração de caloria. O óleo também não é indicado.

Por isso, veja o ideal, segundo Clarisse:

— Podemos usar molho de iogurte, limão, vinagrete ou dois fios de azeite de oliva extra virgem — ensina.


Barras de Cereais.



As barras de cereais, dependendo do valor nutricional, são excelentes opções para os lanchinhos diários, que precisam ser prático. No entanto, nunca é indicado trocar refeições pilares da dieta, como almoço e janta, por barras de cereal.

Uma das dicas de Clarisse é a pessoa fazer sua barra ideal. Basta o nutricionista indicar os elementos que a pessoa precisa e ela mesmo monta.



E as granolas?


São ótimas fontes de fibras, minerais e vitaminas do complexo B. Elas irão facilitar o transito intestinal, mas em grandes quantidades, aumentarão o peso da pessoa.

— Cada 90g de granola, o que representa uma xícara grande do alimento, tem, em média 350 calorias. Então, o ideal, quando o objetivo é emagrecer, é comer no máximo duas colheres de sopa por dia adicionado em iogurte natural — afirma.


Bebidas

Apesar de saudáveis as frutas também possuem calorias. O ideal no preparo de um suco é misturas a póla com água. Isso lhe hidratará melhor e com poucas calorias.contabilizadas.

Refrigerantes Diet e Light, bem como água saborizada são bons no acompanhamento das refeições, pois não possuem calorias. No entanto, a ingestão precisa ser pequena, pois essas bebidas tem sódio e ele faz mal em excesso.

Gostou do post? Se sim, indique temas de seu interesse para novas matérias no Proporção de Vida. Fique também ligado no Click RBS. O site tem textos muito interessantes sobre diversos temas.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!