sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Emagrecer com saúde





Em tempos de sedentarismo, a prática de exercícios físicos é cada vez mais imprescindível. Em virtude disso, o Proporção de Vida recorreu ao nosso profissional de Educação Física Leandro Dal Ponte para levar a você informações importantes.


Dentre os principais benefícios da prática de exercícios estão a melhora da força e do tônus muscular, da flexibilidade, além do fortalecimento dos ossos e das articulações. Quando a forma física, a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom") também são oriundos da atividade física. “Esses são apenas alguns dos benefícios. A rigor, a prática de exercícios são fundamentais para qualquer indivíduo”, salienta Leandro.

No entanto, não da para sair fazendo o máximo de exercício possível. O ideal é ter o acompanhamento de algum profissional da área. Caso isso não seja possível, o Proporção de Vida dá a você algumas dicas.

Segundo Leandro, a dosagem e o tipo de exercício a ser realizado depende do objetivo de cada pessoa. “Pra quem quer emagrecer, atividade aeróbica é a mais indicada (caminhar, nadar, correr, pedalar), esta pode ser praticada todos os dias, no inicio pode-se começar com 30 minutos e ir aumentando 5 ou 10 minutos por semana, depende do seu condicionamento, ate atingir 1 hora. Para quem quer ganhar massa muscular, a academia é o caminho mais correto. É importante respeitar o tempo de repouso, deve-se descansar um músculo trabalhado por 48 horas para depois trabalhá-lo novamente”, explica o educador físico.

Na hora de procurar um acompanhamento, existem dois tipos de profissional. O instrutor físico e o personal trainer. Segundo Leandro, na academia, o preparador físico lhe dará o mínimo de atenção possível, em virtude do alto número de alunos. Já um personal vai dar todas as informações e o acompanhamento para atingir um objetivo específico e exclusivo. “Geralmente na academia existe um treino básico que é aplicado para todos, com um personal, cada aluno tem o seu treino individualizado, sem contar com a cobrança na execução do treino, o que trará muito mais resultado. Geralmente, procura um personal quem tem alguma patologia, o que requer um treino especifico e com certos cuidados”, ressalta.


Caso você esteja afim de sair do sedentarismo e iniciar algum exercício, ai vai a dica do Personal Leandro. “Para quem apenas quer começar a se mexer, pode iniciar com caminhadas de 30 minutos 5 vezes por semana e musculação 3 vezes por semana, já é um grande passo para uma vida saudável, não esquecendo dos bons hábitos alimentares”.

Apenas caminhar não é o suficiente. Você precisa controlar a intensidade do treino. Para isso, aprenda a medir a qualidade dos seus batimentos cardíacos.

A maneira mais comum de identificar se você está no nível de intensidade correto é checar seus batimentos cardíacos (pulsação) durante o exercício, já que o ritmo dos seus batimentos cardíacos são diretamente relacionados ao nível de intensidade com que você está se exercitando.

Você pode checar sua pulsação palpando a parte de dentro de seu pulso ou palpando seu pescoço por um minuto. Tente checar sua pulsação várias vezes durante o exercício para assegurar que você está na intensidade correta (diminua a velocidade ou até pare se precisar). Para identificar seu “batimento cardíaco alvo”, subtraia sua idade de 220 para determinar seu batimento cardíaco máximo. Depois pegue 65% deste número para determinar seu batimento cardíaco alvo mais baixo, e 85% para determinar seu batimento cardíaco alvo mais alto. Por exemplo, se você tem 30 anos de idade:
Cálculo da freqüência cardíaca ideal para emagrecer
220 – 30 = 190 (batimento cardíaco máximo)
190 x 0,65 = 124 (batimento cardíaco alvo mais baixo)
190 x 0,85 = 161 (batimento cardíaco alvo mais alto)

A maneira mais fácil e confiável de saber como estão seus batimentos cardíacos durante o exercício aeróbico é comprando um aparelho que monitore seus batimentos cardíacos.

Gostou das dicas do Personal Trainer Leandro Dal Ponte, comente o post e nos indique outras dúvidas para que possamos divulgar mais matérias no Proporção de Vida. 

Receba por e-mail