segunda-feira, 17 de junho de 2013

Como superar o stress?







Basta uma pessoa se sentir cansada que os laudos aparecem. É estresse. Embora, muitos diagnósticos não sejam certos, esse mal é muito comum nos dias de hoje, oriundo do estilo de vida moderno. O que se sabe é que o estresse não tem idade ou sexo. Ele pode afetar homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

O estresse, embora muitos o assimilem apenas ao cansaço, é muito mais que isso. Ele é uma reação do organismo as situações de perigo, tensão e várias outras emoções. O estresse pode ser comum ou crônico. A diferença entre ambos é que o primeiro dura pouco e causa poucos danos ao indivíduo, o segundo, é mais intenso, longo e perigoso.

Os hormônios do estresse – o estresse acontece quando estamos abalados emocionalmente e em situação de risco. O cérebro, então, começa a produzir adrenalina, noradrenalina e o cortisol.  Esses três hormônios, juntos, desencadeiam o estresse. Ele é muito comum  em situações como o uto, separação conjugal, doenças na família, desemprego, conflitos profissionais, trânsito, cuidar de filhos em condições inadequadas e algumas outras.

Quando o problema é psicológico, o estresse logo vai embora, pois vivemos de fases boas e ruins. Assim, os problemas vêm e vão. Todavia, quando ele é crônico, acaba comprometendo a eficácia do sistema imunológico (nosso sistema de defesa) e “abre as portas do organismo” para infecções, além de outras doenças graves.

Exercícios para combater o estresse

Um dos melhores tratamentos para o estresse é a prática de exercícios físicos. Existem ações que ajudam a prevenir e dão maior qualidade de vida as pessoas. Isso porque, se exercitar libera substâncias que reduzem os hormônios do estresse, dando maior circulação do sangue, melhorando a oxigenação cerebral, ativando a mente e aprimorando funções e habilidades mentais comprometidas em situações de stress. A autoestima então é melhorada consideravelmente.


Para combater o estresse e ter uma vida saudável, busque:

Caminhada – a caminhada é muito boa. Ela melhora o metabolismo e também pode ser praticada por qualquer pessoa. Basta cada um conhecer o seu limite. Tire de 20 a 30 minutos por dia para caminhar e relaxe. Assim você também tem tempo para ouvir música e, até pensar na vida.

No final de semana – é no final de semana que se tem mais tempo. No entanto, é nele que se faz menos exercício. Deixe a preguiça de lado e aumente a intensidade da caminhada. Não pare de se exercitar para ficar em casa o dia inteiro. Aproveite o final de semana para o esporte.

Esportes radicais – eles são muito bons para desencadear sensações diferentes no organismo. O desafio faz bem para o ser humano. Pense na possibilidade

Essas são apenas dicas para combater o estresse. Viva ativamente, afinal de contas, fazer exercícios é sempre um prazer. 

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